quarta-feira, 28 de maio de 2014

5 Ótimos motivos para ler livros:



1-      Entretenimento: Um livro pode ser muito prazeroso e divertido, isso se a pessoa souber escolher o gênero e enredo que lhe agrade. Não existe um alfabetizado sequer que não possa sentir um imenso prazer em ler. O que existe são pessoas que ainda não encontraram o livro “certo”, aquele no qual ela se identifique, que prenda sua atenção. Uma vez que descubra o gênero de livros que desperte seu interesse, o individuo pode continuar a buscar livros na mesma categoria, e uma vez que consiga fazer isso, adquire-se o hábito da leitura de forma espontânea. Quando o hábito da leitura se enraíza na vida de uma pessoa, ela nunca mais vai conseguir deixá-lo de lado. Os benefícios serão visíveis em todos os aspectos de sua vida, e dificilmente algo será mais prazeroso que ler. Uma vez criado um leitor experiente, este pode então se aventurar por gêneros diferentes, arriscar-se num clássico antigo e provavelmente descobrirá novos horizontes a se explorar.
Não desista de tentar, existem milhares de livros que você amaria se lesse só esperando para ser encontrado. É comum começarmos a ler um livro e este não despertar interesse e diversão. Não force! Isso pode criar um trauma. Deixe aquele livro de lado e tente outro. Vai tentando até encontrar. Vale muito a pena!

2-      Desenvolve a criatividade: O livro desenvolve a imaginação. A imaginação é aspecto essencial para a criatividade. São as pessoas criativas que fazem a diferença no mundo. Pessoas que não desenvolvem a criatividade serão apenas repetidoras de criações alheiras. Mentes criativas são livres pensadores. Mentes que não treinam a criatividade serão apenas seguidoras dos criativos. A criatividade tem que ser praticada ou atrofia-se, assim como um músculo do corpo. O grande Criador nos fez a sua imagem e semelhança. Não desperdice este presente.

3-      Aprimoramento da linguagem: Antigas escrituras, como textos védicos e sumérios, dizem que foram os deuses que deram de presente a linguagem ao homem. O nome do gene da linguagem que supostamente recebemos de presente dos deuses é FOXP2 (“proteína FOX P2”). Este gene está associado ao desenvolvimento de estruturas neurais importantes da fala e da linguagem humana. É um grande mistério a origem deste gene, já que não os herdamos de nenhum ser conhecido. Geneticamente, o que nos separa de um chimpanzé é o misterioso gene FOXP2. Ou seja, é a linguagem que evoluiu uma espécie de animal irracional para animal racional. Só que, não basta tem o gene FOXP2. Quanto mais uma pessoa pratica e desenvolve a linguagem, lendo livros, escrevendo, discursando, melhor ela passa a se expressar e ser entendida pelo mundo ao seu redor. Um bom relacionamento, um bom emprego, tudo em nossas vidas dependem muito da comunicação e saber se expressar corretamente. Quanto melhor uma pessoa souber se expressar, maiores suas chances de ser bem sucedida.
  
4-      Melhora a memória: Não devemos nos preocupar somente com a saúde física. A saúde mental é de extrema importância, pois uma vez que apresentar uma defasagem mental, esta vai psicossomatizar uma doença no corpo. A maioria das doenças são psicossomáticas. Ler livros diminui o estresse e a ansiedade e ainda melhora a memória. Em Ayurveda (Medicina Milenar Indiana) uma boa memória é sinal de boa saúde mental, e uma memória fraca é indicio de mente “Tamas”, doente, pesada, tóxica. Ou seja, boa memória é fundamental para uma boa saúde mental. Nisso, os livros podem ajudar muito.  

5-      Desenvolve o pensamento crítico: Não basta saber ler, o mais importante é saber interpretar o que se lê, e isso exige treino. Somente lendo bastante vai poder aprender interpretar um texto. Quando mais ler, melhor interprete será. E mais importante que interpretar o que lê, é discernir sobre o assunto. É perigoso acreditar em tudo que se lê. Um livre pensador é capaz de questionar tudo, discernir, criticar e com base nas suas experiências e bagagens culturais terá a capacidade de fazer um bom julgamento dos fatos. O livro, além de fornecer bagagem cultural, também oferece o treinamento do pensamento crítico.  

Em Outubro, “A Realidade de Madhu” despertará o interesse pela leitura em muitos jovens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário