sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Cultura Geek



Um dos nichos de público alvo do livro A realidade de Madhu, são os Geeks. Conheça mais sobre esta cultura que chegou com tudo!

O que é Geek

Atualmente Geeks são pessoas viciadas em tecnologias, internet, games, filmes e livros de ficção científica. Estão no auge da moda, são descolados, inteligentes e desejáveis. Mas nem sempre foi assim.

Origem dos Geeks

Tudo começou com os Nerds - termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, pessoas muito inteligentes, que nutrem grande fascínio por conhecimento ou tecnologia. São considerados antiquados, por essa razão, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas e é considerado antissocial, atrapalhado e bobo.  

O termo Geek - com significado etimológico - faz referência a “bobo” ou “anormal”, por isso, este termo começou a ser usado como sinônimo de Nerd.

Com a popularização da internet nos anos 1990, o termo Geek começou a adquirir conotações positivas, quando a tecnologia ganhou status de poder. “Jargon File”, um léxico criado pela primeira geração de pioneiros da internet, definiu Geek como "uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade; alguém que busca objetivo (em particular, técnicos) e imaginação, não a adequação social padronizada. Geeks em geral sofrem de neofilia (atração por tudo aquilo que é novidade) e são adeptos de computadores".

Com isso, a cultura média passou a aceitar mais abertamente esse traço cultural. Figuras como Bill Gates e Steve Jobs, considerados esquisitos anteriormente, se tornaram a personificação do sucesso. Ser Geek agora é invejável! Chegaram a cunhar até o termo Geek Chic, pelo fato de Geek estar na moda. Foi assim que a Cultura Geek passou a ser aceita.

Esta cultura começou a ser fortemente incentivada pelas indústrias em geral. Afinal, vivemos no capitalismo, e querem ganhar dinheiro com tudo. “Star Wars” e “Star Trek” voltaram com tudo, bem como filmes de super-heróis voltados para o publico adulto. Hoje é raro encontrar alguém que não tenha assistido “Senhor dos Anéis”, Tolkien saiu do nicho exclusivo dos Nerds e ganhou a fama. A moda também está sendo muito influenciada pela Cultura Geek.

Com o incentivo do capitalismo, a Cultura Geek acabou adquirindo certo traço de superficialidade, que causou estranheza e assombro aos verdadeiros Geeks – os Geeks antes da Cultura Geek virar moda. E acredito que os verdadeiros Geeks, continuam se sentindo deslocados nesse mundo que está usando o que mais gostam para ganhar dinheiro. E eles continuam se reunindo para discutir sobre o melhor episódio de “Star Trek”. E ficaram até mais satisfeitos de não terem que explicar o que é aquele símbolo na camiseta deles.

Geek x Nerd



A diferença apontada entre nerd e geek é a aceitação social e as conotações positivas atribuídas aos geeks, pessoas com atitudes peculiares, atraídas por todas as novidades no mundo da tecnologia.
Geek adquiriu apenas os aspectos positivos do Nerd, o aspecto pejorativo do Nerd foi modificado para algo positivo, e esse novo estilo é Geek.   

A moda pode passar, mas os Geeks chegaram para ficar. Na era da informação, era em que vivemos, as crianças possuem uma capacidade impressionante com a tecnologia. Uma facilidade ímpar para compreender a informática. Estes, com certeza, serão os futuros Geeks.

A Realidade de Madhu chegou para somar alta qualidade na Cultura Geek.




 Melissa Tobias, autora do livro A Realidade de Madhu, Editora Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira)



Nenhum comentário:

Postar um comentário